Dentre as diversas coisas necessárias para decidir, organizar e controlar durante o planejamento para o matrimônio, escolher o fotógrafo de casamento é uma das tarefas mais difíceis. Diferentemente do bolo, da música e da decoração, você apenas poderá ter contato com as fotografias semanas ou, até mesmo, meses após a celebração.
Além disso, celebrar o amor sempre foi importante e os vídeos e fotografias são peças essenciais para reviver todos os momentos do marco da união. Por esse motivo, encontrar um profissional de qualidade e confiança é fundamental para guardar bons cliques de recordação desse dia tão especial.
Pensando nisso, selecionamos as principais dicas para escolher um bom profissional de fotografias e garantir belos registros. Tem interesse em saber mais? Então é só continuar acompanhando a leitura deste post!
Pesquise diferentes estilos
A fotografia é um tipo de arte e, assim como o cinema, a música, a literatura, entre outras, ela apresenta uma diversidade de estilos. Cada fotógrafo segue uma linha diferente de padrões, luzes, ângulos, edição etc.
Por isso, é interessante que você conheça os diferentes tipos de fotografia e identifique o estilo que gostaria que as fotos do seu casamento tivessem. Com essa etapa definida, é hora de encontrar um profissional que utilize esse estilo.
Analise o portfólio
Todo artista tem, em algum lugar físico ou virtual, uma pasta para reunir os seus principais trabalhos e serviços anteriores. Ali, ele deve selecionar as peças que considera serem as suas melhores.
Portanto, antes de decidir qual profissional escolher, faça uma pesquisa dos nomes mais famosos em sua cidade ou região e liste os que você mais gostou. A partir disso, pesquise um por um e confira o seu portfólio. Assim, é possível descartar aqueles de que não gostou e entrar em contato com os seus favoritos.
Defina um orçamento máximo
Outro detalhe importante é que você defina o valor máximo que pretende gastar com essa parte do casamento. Dessa forma, enquanto entra em contato com os seus escolhidos e conhece a sua faixa de preço, é possível selecionar aqueles que não se encaixam no seu orçamento.
É importante lembrar que o valor não tem tanta relação com a qualidade, mas sim com o reconhecimento. Muitas vezes, profissionais que estão iniciando na área oferecem um valor abaixo da média, a fim de conquistar seu público e ganhar mais credibilidade. Enquanto, por outro lado, os mais caros nem sempre são os melhores.
Por essa razão, é comum que você receba propostas variando entre R$ 1.000,00 e R$ 10.000,00. Portanto, pesquise bem a quantidade de fotos, a qualidade dos serviços e o estilo de fotografia, a fim de selecionar aquele com o melhor custo-benefício.
Converse sobre o roteiro
Depois de escolher os seus fotógrafos preferidos, entre em contato e converse melhor com eles, de preferência pessoalmente, para que você consiga conhecê-los e entender mais sobre sua proposta de trabalho.
Decidindo o profissional responsável por registrar os melhores momentos dos noivos e convidados, é importante começar a conversar sobre o roteiro da cerimônia. Caso não seja possível visitar o lugar, mostre uma planta, explique por onde será a entrada dos noivos, o local onde fica o altar, onde os padrinhos estarão sentados, entre outras informações.
É fundamental que ele também saiba por onde os noivos sairão, se haverá chuva de arroz ou outros adornos durante a saída, os cenários que há em volta do local da celebração, para garantir poses com os convidados etc.
Para isso, é interessante marcar uma reunião para explicar todos os mínimos detalhes e, caso você esteja contando com a ajuda de uma assessoria, é importante que ela esteja junto e que ambos tenham uma boa comunicação sobre o planejamento.
Peça um contrato
Um documento escrito e assinado, contendo todos os detalhes do acordo, como a equipe de fotografia, equipamentos de iluminação, câmeras, quantidade de fotos, álbum, valores e nomes das partes envolvidas é importante para garantir a segurança da contratação.
Desconfie de profissionais que não trabalhem com contratos ou que resistam em inserir tudo aquilo que foi combinado no documento. Dessa maneira você evita fraudes e eventuais problemas.
Busque referências
É muito comum que, durante a preparação do matrimônio, muitas noivas comecem a pesquisar e seguir mídias que produzem conteúdo relacionado a esse tema. Dessa forma, é quase inevitável se deparar com alguma foto de pré-wedding ou mesmo dos registros da cerimônia e desejar uma semelhante.
Apresentando essas referências ao fotógrafo escolhido, é mais fácil para ele entender quais são as suas preferências e tentar capturar momentos que você gostaria de ter eternizados nas fotografias.
Opte por lugares inspiradores
Uma boa foto é aquela que consegue capturar a essência do momento. Se a ocasião for bonita e feliz, é isso que o photoshoot conseguirá reproduzir. Sendo assim, nada melhor que escolher um lugar inspirador para que todos os componentes da fotografia fluam de forma natural, não é mesmo?
Procure capelas, igrejas, campos ou praias reconhecidos pela beleza para realizar a sua cerimônia. Observar a luz ambiente, cores e detalhes do local é importante para garantir que não somente a decoração fique impecável, como também os registros fotográficos.
Oriente os convidados
Com o aumento do uso das redes sociais — principalmente dos stories ou status, que são ferramentas de captura momentânea e ficam associados ao perfil da pessoa por apenas algumas horas —, é comum que os convidados tirem fotos, filmem vídeos, gravem boomerangs, entre outros artifícios desses aplicativos.
No entanto, algumas vezes, isso pode atrapalhar o trabalho do profissional contratado para isso. Por esse motivo, vale a pena orientar os convidados a terem um pouco mais de atenção, evitando entrar na frente das câmeras ou posicionar seus celulares bem diante da lente do fotógrafo quando ele está prestes a dar um clique.
Agora que você conhece os principais passos que precisa seguir para encontrar o fotógrafo de casamento perfeito para capturar os melhores quadros do seu grande dia, é muito mais fácil cuidar dessa tarefa e conseguir marcá-la como concluída, não é verdade? Nunca se esqueça que a boa pesquisa é a sua melhor aliada para facilitar todos os processos de preparação para o casório.
Gostou deste post? Então deixe nos comentários seus estilos favoritos para fotos e mais dicas para encontrar o fotógrafo ideal!